Produção técnico-científica e intelectual dos colaboradores do Inep

URI Permanente desta comunidadehttps://hdl.handle.net/20.500.14135/631

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    Tese
    Entre práticas e narrativas: a avaliação no cotidiano da educação infantil
    (2019-02) Pinto, Viviane Fernandes Faria; Müller, Fernanda
    As experiências avaliativas, tanto internas quanto externas aos espaços educacionais, têm assumido um caráter central na condução das práticas pedagógicas, bem como na formulação das políticas públicas. Na Educação Infantil, a discussão sobre avaliação tem ocupado parte dos debates, pelos menos nas últimas três décadas. Contudo, mais recentemente, tem havido uma intensificação das discussões em torno dessa temática. Assim, ao mesmo tempo em que a avaliação passa a ocupar um lugar de destaque no campo das macropolíticas, parece ainda ter pouco destaque no cotidiano pedagógico. Diante do desafio de pensar a avaliação da Educação Infantil em contexto e em face da observação de lacunas em estudos dedicados a esse tema, a presente pesquisa procurou compreender o fenômeno da avaliação no cotidiano pedagógico. Como metodologia, foi desenvolvido um estudo qualitativo, inspirado na perspectiva da microssociologia de Erving Goffman, voltado para as práticas e narrativas envolvidas nos processos cotidianos de avaliação de crianças em uma instituição educacional pública do Distrito Federal. O estudo cotejou dados de diferentes fontes, quais sejam: (1) observações; (2) registros em vídeo; (3) entrevistas (4) conversas informais e (5) análise da documentação pedagógica. Como resultados, essa pesquisa sugere que a avaliação das crianças ocorre de maneira essencialmente informal, balizada por construções e representações em torno de conceitos de criança e família ideais. Essas noções são verbalizadas e expressas de diferentes formas às crianças que, desde muito cedo, procuram atuar para ressaltar características e comportamentos valorizados bem como esconder o que possa ser considerado como conduta desviante. Em outros termos, na avaliação das crianças, estão engendradas ideias de estigma, fracasso e uma dimensão moral que são reveladas nas práticas e nas narrativas das professoras e expressas nas situações pedagógicas cotidianas.
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    Tese
    A expressão espacial da qualidade da educação, a partir da lente do PAS/UnB: contribuição para o aprimoramento dos indicadores de avaliação do ensino médio no Distrito Federal
    (2019-12-19) Kunz, Sidelmar Alves da Silva; Castioni, Remi
    A investigação (primeira tese a respeito do PAS/UnB) busca contribuir com o aprimoramento dos indicadores de avaliação do ensino médio no Distrito Federal. Como questão de pesquisa consideramos a expressão espacial do fenômeno educativo e sua relação com o aprimoramento dos indicadores de avaliação da qualidade do ensino médio. Teve como objetivo geral analisar a expressão espacial do fenômeno educativo a partir da experiência do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB), com vistas a identificar indicadores para a avaliação da qualidade do ensino médio no Distrito Federal. Essa trajetória teve como recorte empírico as condições e as práticas educativas para a qualidade da educação no ensino médio do Distrito Federal, a partir do PAS/UnB. Programa este que completa um quarto de século. Foi realizada pesquisa in loco em cinco escolas no conjunto das instituições que apresentaram os melhores desempenhos no PAS/UnB. Foram aplicados questionários nessa amostra intencional de diretores, coordenadores, secretários, professores e estudantes da rede de ensino público da SEEDF de modo a explicitar as suas percepções. A elaboração teórica do conceito de qualidade educacional se ampara em Anísio Teixeira (1957) e John Dewey (1979), dentre outros. Já em relação ao conceito de expressão espacial definida como a configuração de raciocínios pautados em determinado conjunto de informações geográficas, apoiou-se em Milton Santos (1996) e Doreen Massey (2012), dentre outros. No que concerne ao conceito de indicadores compreendidos como tradutores de dimensões da realidade capturadas com base nas características mensuráveis (com vistas à apreensão da realidade), os quais possibilitam a sofisticação da interpretação empírica, sobretudo ao lidarem com informações localizáveis espacialmente, e se constituem como recurso quantitativo para a avaliação destinada ao controle social, nos respaldamos em Paulo Jannuzzi (2002), Alicia Bonamino (2012) e Valdecir Soligo (2012), entre outros. Sustentados nestes referenciais para atender aos objetivos deste estudo, selecionamos os métodos de procedimentos a seguir: o método monográfico (constituído de análise bibliográfica e análise documental), o método histórico (baseado no levantamento de dados em fontes primárias) e o método estatístico (tratamento estatístico dos dados, aplicação de softwares estatísticos ¿ como o software R na versão 3.4.1 e o seu pacote wordcloud para construção de nuvens de palavras, o Minitab 15, o Excel 2013 e os modelos de Regressão Linear Simples ¿, análise dos resultados obtidos por intermédio dos questionários e análise espacial). A pesquisa utilizou as bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), da CODEPLAN e da Universidade de Brasília (UnB). Os resultados revelam achados importantes para o debate relativo ao aprimoramento dos indicadores de avaliação da qualidade do ensino médio e as contribuições de se considerar a expressão espacial nesse processo que repercute diretamente no controle social, no planejamento e na gestão da educação. A dimensão espacial foi apontada como uma prioridade para o desenvolvimento de um pensamento crítico, do espírito científico, da exploração de novas metodologias mais ativas para o ensino, da realização de maiores interações entre os estudantes, do engajamento dos estudantes aos projetos escolares, portanto, a expressão espacial contribui para o aprimoramento da construção dos indicadores de avaliação da qualidade do ensino médio. Assim, suscita desdobramentos que promovem conhecimentos no entrecruzamento de saberes geográficos, educacionais, históricos, sociológicos, econômicos, artísticos, entre outros.
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    Tese
    Qualidade e regulação nos cursos de Direito: uma análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
    (2019-03-22) Hora, Paola Matos da; Sousa, José Vieira de
    A tese aborda a relação estabelecida entre qualidade e regulação no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e valeu-se do método materialismo histórico dialético, sendo utilizadas, com base nele, as categorias metodológicas totalidade, contradição e mediação. Teve como objetivo geral investigar de que forma a qualidade se relaciona com a política de regulação do Sinaes nos cursos de Direito do Distrito Federal (DF) avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no ciclo avaliativo de 2015. As legislações vigentes sobre a educação superior não discutem a definição da qualidade, corroborando a ideia da polissemia do seu conceito. A regulação da educação superior, por sua vez, é realizada pelo Estado, sendo subsidiada pelas avaliações do Sinaes mas, com o passar dos anos, essa categoria foi sendo intensificada em virtude da criação dos indicadores de qualidade, inseridos no sistema por meio de Portarias. Em virtude disso, o tipo de pesquisa eleito foi a exploratória, a partir da qual se adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise documental como instrumentos e procedimentos para a produção de dados. Quanto ao critério de escolha do grupo de Instituições de Educação Superior (IES) selecionadas para a pesquisa, analisamos as instituições com sede no DF que ofertavam o curso de Direito e que possuíam Conceito Enade e Conceito Preliminar de Curso (CPC) referentes ao ano de 2015. Das 18 Instituições de Educação Superior (IES), elegemos sete, obedecendo a três critérios: organização acadêmica e categoria administrativa, porte das IES segundo a quantidade de cursos ofertados e o valor da mensalidade à época da produção dos dados. Em relação aos sujeitos entrevistados, optamos por três de cada instituição, o coordenador, o professor e o estudante do curso de Direito, além de indivíduos representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Daes-Inep) e da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), e um pertencente à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para a análise dos dados, usamos categorias de conteúdo ¿ qualidade, avaliação, regulação, expansão e perfil dos estudantes. Durante a análise das entrevistas, foi utilizado o software Web Qualitative Data Analysis (webQDA). Os resultados da pesquisa demonstraram que a regulação assumiu um papel de destaque no Sinaes, fazendo com que a avaliação seja um elemento coadjuvante, enfraquecendo assim o propósito de aferição e promoção da qualidade. A forma como o Sinaes se configurou, ao longo dos anos, contribuiu para que a regulação visasse ao controle da qualidade e sua operacionalização acabasse negligenciando o caráter formativo da avaliação. Os indicadores do sistema são frágeis e não conseguem captar a complexidade e tampouco a heterogeneidade da educação superior e as particularidades do curso de Direito. Além disso, constatamos que o vínculo estabelecido entre avaliação e qualidade é contraditório, pois as avaliações do Estado são reconhecidas pelos sujeitos da pesquisa, mas sob o caráter da obrigatoriedade. Quanto aos indicadores de qualidade do Sinaes, foi verificado que os sujeitos pertencentes às IES investigadas, sobretudo os professores e alguns coordenadores de curso, compreendem pouco sobre o assunto, dada a sua complexidade. No que tange à expansão, o aumento do número de cursos e de matrículas, a concorrência, que motivou uma disputa entre as IES privadas no DF, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), aliados ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contribuíram, ao longo dos anos, para quebrar a hegemonia de um perfil de estudante que ingressava nos cursos de Direito do DF. Por fim, averiguamos que avaliação e regulação estão altamente imbricadas e os sujeitos não têm clareza de como estas podem ser mediadas, tendo em vista a qualidade do ensino e a melhoria dos atos autorizativos.
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    Tese
    The raven: referências, traduções e intermidialidade
    (2019) Vitoriano, Helciclever Barros da Silva; Gomes, André Luís
    Esta tese objetiva atualizar o debate sobre a potencialidade intermidiática do poema O Corvo de Edgar Allan Poe, especialmente no que diz respeito ao enorme volume de referências, traduções literárias e intermidiáticas ligadas ao poema mais importante do já citado escritor estadunidense. Através de levantamentos de dados sobre o poema O Corvo em diálogo com a música, com o teatro, com as artes visuais e principalmente com o cinema, a partir das contribuições teóricas da literatura, das teorias do cinema, da teoria midiática e da intermidialidade, esta investigação concluiu que o mencionado poema e o ensaio A Filosofia da Composição tem uma importante contribuição para a formação da linguagem cinematográfica e também para o desenvolvimento de vários gêneros artísticos intermidiáticos que se harmonizam em muitos aspectos com os postulados estéticos edgarianos. Os principais resultados desta pesquisa são: O Corvo foi constantemente reproduzido nos jornais norte-americanos, demonstrando o grande interesse da mídia do século XIX, o jornal impresso, por este texto. O Corvo também foi reproduzido inúmeras vezes em antologias, manuais didáticos e de retórica, aparecendo como um poema-ícone da formação literária americana a partir da segunda metade do século XIX. Além disso, O Corvo parece ser o poema moderno mais traduzido no mundo; um dos mais traduzidos para a música (em vários gêneros) e também transposto para o cinema (há 110 anos de relações dialógicas entre este poema de Poe e o cinema). As relações entre O Corvo e as demais artes tem ressonâncias no cinema produzido com base no citado poema. Há ainda convergências entre a estética de Poe e várias estéticas cinematográficas, bem como em relação aos respectivos atos de criação dessas artes, além de ter incontáveis diálogos com as artes visuais. O conjunto de dados da pesquisa e as análises realizadas evidenciam que O Corvo de Poe é um prisma excepcional para as artes e para as mídias. Assim, a poética edgariana provou ser bem-sucedida, do ponto de vista formal, estrutural e temático.
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    Tese
    Construção da escala do nível da cultura organizacional de segurança da informação
    (2018-03-02) Araujo, Pedro Henrique de Moura; Andrade, Dalton Francisco de
    O presente estudo objetivou a construção de uma escala de medida do nível de cultura organizacional de segurança da informação. Nesse sentido, a partir de uma ampla revisão bibliográfica, foi conceituada a cultura organizacional de segurança da informação, objeto de avaliação do estudo. Em seguida, procedeu-se a definição do traço latente Cultura Organizacional de Segurança da Informação, estabelecendo que os atributos que caracterizam o traço latente são os nove princípios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE, e os controles de segurança da informação da norma ABNT NBR ISO/IEC 27002. Para a construção da escala, foi elaborado um instrumento de avaliação, questionário, e aplicado em organizações públicas federais. Após a análise e validação do instrumento, com fundamento na Teoria da Resposta ao Item TRI obteve-se um conjunto de 55 itens que estruturam a escala. O estudo apresentou os seguintes resultados: a proposta de um conceito de cultura organizacional aplicada à segurança da informação e a criação de uma escala padronizada e interpretada de avaliação do nível de cultura organizacional de segurança da informação, definida em cinco níveis: 0 Caos, 1 Elementar, 2 Em evolução 3 Encaminhado e 4 Otimizado. A escala desenvolvida, fundamentada na TRI, permite avaliar todos os tipos de organizações, possibilita a comparabilidade entre organizações, inclusive aquelas pertencentes a uma cadeia de suprimentos, e fornece as informações necessárias para o autoconhecimento da organização, auxiliando os gestores na otimização dos investimentos em segurança da informação e nas tomadas de decisões gerenciais.
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    Tese
    Desafios epistemológicos para a implementação de avaliações institucionais na educação básica
    (2018-03-27) Santos, José Roberto de Souza; Síveres, Luiz
    Diante do crescente interesse na adoção de avaliações institucionais por redes e sistemas de ensino, como forma de instaurar práticas avaliativas formativas, interessou-nos neste estudo compreender os desafios e avanços na implementação desse tipo de avaliação em uma dessas redes: a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A metodologia do estudo consistiu em pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas com as gestoras da área de avaliação educacional do órgão central do sistema de ensino e estudos de caso coletivos, para os quais recorremos às observações, análise documental, entrevistas individuais e grupos focais. O corpus teórico do trabalho, com base no qual construímos uma espécie de gramática da avaliação institucional na educação básica, foi formado por Freitas (FREITAS, 2005; FREITAS et al., 2009), Sordi (2006, 2009b, 2010, 2011, 2012), Saul (1995), Leite (2005), Dias Sobrinho (1998, 2002, 2003), Nevo (1997, 1998), Cousins (COUSINS; EARL, 1992; CHOUINARD; MILLEY; COUSINS, 2014), MacBeath (MACBEATH, 2004; MACBEATH et al., 2005; SWAFFIELD; MACBEATH, 2005), Bondioli (2013, 2015) e Chapman e Sammons (2013). Para a abordagem de sua implementação em escolas e redes de ensino, recorremos a Fullan (2009) e aos estudos publicados no Brasil que abordam a implementação desse tipo de mudança educacional: Sordi (2006, 2010, 2011, 2012), Betini (2010), Dalben (2010), Ribeiro e Gusmão (2010), Silva (2010), Brandalise e Martins (2011), Mendes e Sordi (2012), Souza e Dittrich (2012), Brandalise (2015) e Mendes et al. (2015). Após análise dos dados da pesquisa, observou-se que o principal fator interveniente da implementação de processos de avaliação institucional nas escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal é a participação da comunidade, tanto como aspecto favorecedor da mudança, quanto como inibidor. A partir da perspectiva do órgão central, o desafio mais evidenciado foi o uso dos resultados das avaliações para fins de melhoria. A proposição de avaliações externas, por sua vez, com função formativa pode ser destacada como um avanço importante. Mas, uma vez que seus resultados não eram utilizados nas unidades escolares investigadas e que a relação das escolas com iniciativas de avaliação externa era de desconfiança e não pertencimento, somado ao que aponta a literatura, inferiu-se que a principal razão para este não uso seria o fato de se tratarem de avaliações não participativas. Com isso, foi possível concluir que o grande desafio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com vistas à implementação de processos de avaliação institucional é a participação, tanto nas escolas, quanto na relação das escolas com o órgão externo. Frente a este cenário, apontou-se para a necessidade de modelos cooperativos de avaliação institucional, em que órgão externo e comunidade escolar cooperam na avaliação e construção da qualidade das escolas e da rede de ensino, o que implica alterar a relação das escolas com sua comunidade e do Estado com as unidades escolares, atualmente baseada na noção de um outro como objeto, para uma relação sujeito-sujeito.
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    Tese
    The personality lexicon in brazilian portuguese: studies with natural language
    (2018-01) Peres, Alexandre José de Souza; Laros, Jacob Arie
    Esta tese é composta por três estudos relacionados à abordagem léxica na pesquisa em personalidade, com foco na cultura brasileira e no estudo da linguagem natural. No primeiro estudo, de caráter teórico, exploramos algumas das críticas relacionadas à hipótese léxica a partir das perspectivas do estudo psicológico da linguagem natural e da psicologia transcultural, bem como propostas metodológicas oriundas desses dois campos. Uma revisão histórica do desenvolvimento da hipótese léxica também é apresentada nesse manuscrito. Já no segundo manuscrito, relatamos um estudo que objetivou gerar uma lista de descritores da personalidade para o português brasileiro utilizando a rede social Twitter como fonte. Como resultado, obtivemos uma lista com 1.454 adjetivos, seis nomes, 10 pronomes e 383 substantivos, potenciais descritores para a construção de uma taxonomia brasileira da personalidade. No terceiro manuscrito relatamos um estudo relacionado à análise da dimensionalidade de um corpus também obtido no Twitter, com 172 adjetivos e 86.899 sujeitos. Os resultados sugeriram dois promissores modelos a serem utilizados em futuras pesquisas, um com sete e outro com 14 dimensões. Também são discutidas questões metodológicas e teóricas, além das potenciais contribuições desses estudos para a pesquisa futura em personalidade.
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    Tese
    Mortes roubadas: o luto dos familiares de desaparecidos políticos no Brasil
    (2017) Ramos, Maria Vilar Ramalho; Faria, Daniel Barbosa Andrade de
    A partir de entrevistas realizadas com familiares de desaparecidos políticos brasileiros, da análise das suas produções literárias e dos documentos e processos pesquisados na Comissão da Anistia e Arquivo Nacional de Brasília, a tese investiga o impacto dessas mortes na vida dos seus familiares, e as (im)possibilidades da realização do luto, relacionando-os com a ausência de julgamentos e condenações, em razão da Lei de Anistia, instituída ainda no ano de 1979, e a insuficiência de leis e políticas de memória sobre a ditadura militar no Brasil. A tese refletiu sobre o luto também em seu aspecto coletivo e político ao relacioná-lo às categorias arendtianas da indiferença e da banalidade do mal refletindo sobre a tolerância civil-militar com os crimes praticados no passado.
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    Tese
    Regularidades discursivas sobre mudança curricular e a produção de subjetividades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
    (2017-04-10) Santos, André Vitor Fernandes dos; Ferreira, Marcia Serra
    A investigação focaliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em um período que vai desde a sua criação ¿ em 1998 ¿ até os dias atuais, com foco especial na reformulação do exame ocorrida em 2009. Ele é investigado em uma dupla inscrição ¿ de reforma e de mudança ¿, que é considerada, simultaneamente, produtora de políticas de currículo e de processos de regulação social. Tal empreendimento é realizado a partir de uma abordagem discursiva para a História do Currículo, proposta por Marcia Serra Ferreira no Grupo de Estudos em História do Currículo, no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo (Thomas Popkewitz; Rosa Maria Bueno Fischer; Alfredo Veiga-Neto), e busca compreender como a criação desse exame resultou na formulação de uma prática discursiva específica. Interessa, especialmente, visibilizar os enunciados que não apenas compareceram na composição dessa prática discursiva como regularam suas condições enunciativas. A partir da análise de um vasto conjunto de fontes, que compreendeu documentos relativos ao Enem, produzidos em diferentes momentos históricos, e à reforma do ensino médio ocorrida no final da década de 1990, evidenciamos as regularidades discursivas a que o exame esteve submetido. Nesse movimento, destacamos o papel que algumas inovações trazidas tanto pela reforma do ensino médio como pelo Enem exerceram no diálogo com as disciplinas escolares que tradicionalmente organizaram o ensino médio. No diálogo com Thomas Popkewitz, buscamos visibilizar como o Enem, por meio de práticas alquímicas, vêm produzindo uma forma particular de se conceber o conhecimento. Em uma perspectiva onto-epistemológica, argumenta-se que as noções de competências e habilidades, contextualização, situação-problema e interdisciplinaridade, bem como os princípios da psicometria e da Teoria de Resposta ao Item, têm, no diálogo com as tradições relativas às disciplinas escolares, configurado o que concebemos como conhecimento. Este por sua vez vêm nos informando não apenas o que devemos saber como estudantes e professores do/no ensino médio, mas que tipos de sujeitos devemos ser como discentes e docentes.
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    Tese
    Inclusão e ideologias no contexto da globalização
    (2016) Assunção, Candice Aparecida Rodrigues; Vieira, Josenia Antunes
    Esta pesquisa analisa os discursos da inclusão educacional no contexto da globalização com a finalidade de verificar as ideologias que esses discursos veiculam. Para alcançar esse objetivo, o corpus constitui-se de fontes documentais e de dados de natureza etnográfica coletados em entrevistas com estudantes com deficiência e com profissionais que vivenciam em suas práticas profissionais a inclusão educacional. O pesquisador assume o papel de pesquisador sujeito de pesquisa e, portanto, suas experiências narradas nessa pesquisa também compõem o corpus analítico. O caminho metodológico adotado é o da metodologia qualitativa na perspectiva de Bauer e Gaskell (2002), Flick (2004, 2009), Denzin (2006) e Fairclough (2001, 2003, 2006, 2010). O aporte teórico que essa pesquisa mobiliza é o da teoria da Análise de Discurso Crítica com base em Fairclough (2001, 2003, 2006, 2010), a teoria de análise das ideologias de Thompson (1995) e as categorias de inclusão e exclusão dos atores sociais de Theo van Leeuwen (1997,2008). Essas teorias se articulam e permitem compreender que os discursos da inclusão educacional analisados recontextualizam-se veiculando ideologias da globalização hegemônica; por outro lado, a investigação também revela marcas linguísticas de lutas e resistências contra-hegemônicas. Nesse processo de recontextualização e nessa disputa pelo próprio discurso, as pessoas com deficiência conquistam espaços nos discursos e nas práticas sociais com mais força e alcance de poder.