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URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/20.500.14135/636

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    A alta taxa de abstenção (ausência) do participante ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
    (2020-12-17) Rocha, Rita Lemos; Rocha, Rita Lemos
    A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa analisa os fatores de abstenção de candidatos no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), relacionados à logística de aplicação, e propõe medidas para amenizar esse fenômeno. Buscou-se investigar quais são os fatores (ou motivos) que impedem os participantes de irem à escola realizar a prova do ENCCEJA. Como objetivos específicos determinamos: (i) descrever os processos envolvidos na logística de aplicação do ENCCEJA; (ii) refletir sobre os dados da abstenção nas avaliações do ENCCEJA; (iii) compreender os principais motivos que levam à abstenção; e (iv) elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) com propostas para a melhoria na logística de aplicação da prova, no sentido de diminuir a alta taxa de abstenção no Exame. Adotou-se o método de análise de documentos internos do INEP, que foram as justificativas de solicitação de isenção da taxa de pagamento para a realização do ENCCEJA, em 2019, e a análise das solicitações para a reaplicação da prova, em que o participante acessou a página e fez sua justificativa e solicitação. Todos esses fatores foram analisados para encontrar respostas que justificassem a abstenção no Exame. Por meio das análises de solicitação de isenção e reaplicação da prova foi constatado que o motivo mais provável pelo não comparecimento à escola para a realização do Exame é de ordem pessoal, como a dificuldade em se adequar aos deveres e as obrigações que a vida adulta impõe, com a vontade individual de concluir os estudos. Como fatores internos, constatou-se que adotar melhorias relacionadas à logística de aplicação do Exame, como uma divulgação mais ampla; envolver mais as Secretarias de Educação dos Estados e municípios na divulgação e realização da inscrição; providenciar que os meios de transporte no dia da prova respeitem os horários de circulação, como em dia útil; que o MEC possa oferecer a passagem gratuita e o lanche escolar no dia de prova, dentre outros. Por fim, exibiu-se um PAE com ações para a logística de aplicação do INEP no sentido de amenizar a abstenção no Exame, que, provavelmente serão benéficas para o participante. Até a presente data não foram visualizados estudos e pesquisas que tenham comprovado o motivo que justifique a abstenção no ENCCEJA.
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    A subrepresentação de mulheres no ingresso à educação superior brasileira em ciências, tecnologias, engenharias e matemática (CTEM) neste século
    (2020-11) Almeida, Nuzyare Moura de; Casaca
    Este estudo visa a apresentar a evolução do ingresso de mulheres na educação superior brasileira em cursos nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (CTEM), no período de 2000 a 2018, com base em dados oficiais coletados anualmente através do Censo da Educação Superior. Também se buscou apresentar a realidade brasileira nesta seara, através de compromissos internacionalmente assumidos, de políticas públicas que integram educação e gênero/educação e CTEM e do envolvimento de outros atores e atrizes na defesa destes fatores estratégicos para o desenvolvimento, sobretudo em seu caráter humano. A incipiência da temática CTEM no mundo ainda é um obstáculo para a compreensão da necessidade de maior atenção à questão, associada à influência da ordem de gênero atualmente vigente na sociedade, sobretudo em seus aspectos individuais, familiares, escolares e socioculturais. As principais conclusões deste TFM evidenciam a subrepresentação feminina no ingresso ao ensino superior nas áreas do conhecimento socialmente consideradas mais duras e mais adequadas aos homens. Assim sucede fundamentalmente com as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Engenharias.
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    Efetividade de processos de coaching: uma proposta de avaliação
    (2020-01) Coutinho, Natassia Costa Leite; Borges-Andrade, Jairo Eduardo
    Contextos de rápidas e imprevisíveis transformações demandam o desenvolvimento de competências para lidar com diversos desafios. As organizações necessitam de profissionais extremamente competentes. Pessoas buscam processos de coaching visando desenvolver competências e felicidade. Uma revisão rápida de literatura concluiu que poucos estudos com alta qualidade metodológica investigaram a efetividade desses processos. Este estudo objetivou construir uma medida dessa efetividade. Os itens criados para o Instrumento de Efetividade de Processos de Coaching (IEPC) foram semanticamente analisados por juízes leigos e especialistas e aplicados em 263 pessoas. A Análise Fatorial Exploratória revelou uma solução de três fatores de avaliação dessa efetividade (competências do coach, ambiente e efeitos percebidos) com ótimas evidências de validade. Correlações, Testes T e ANOVAS foram calculadas, com escores desses fatores e características individuais. Os efeitos percebidos são significativamente mais elevados entre coachees religiosos, de menor escolaridade e quando a avaliação é realizada em até três meses da intervenção. Servidores públicos coachees fazem avaliações significativamente menos positivas do ambiente. A instituição formadora dos coaches pode influenciar significativamente as avaliações do IEPC. Esses achados ainda são inconclusivos. Para confirmá-los é recomendada a utilização deste Instrumento em outras amostras. Há necessidade de outros estudos, para concluir algo sobre efetividade de coaching.
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    Um estudo sobre o plano amostral do SAEB
    (2020-11-03) Lustosa, Laene Ascenso; Vieira, Marcel de Toledo
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu alguns aspectos do processo de coleta de dados do Saeb, mais especificamente no que diz respeito ao plano amostral e à estimação dos resultados, a fim de responder à seguinte pergunta: diante das diversas mudanças nos elementos que orientam o processo de coleta de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) desde a sua criação, o modelo adotado ainda se mostra adequado? Portanto, foi estabelecido como objetivo desta dissertação avaliar o plano amostral do Saeb e como se dá a estimação dos seus resultados, a fim de identificar oportunidades de melhorias nas metodologias adotadas. Para alcançar esse objetivo, a dissertação apresentou o histórico de reformas educacionais ocorridas internacionalmente e como esse movimento influenciou o surgimento da avaliação em larga escala no mundo, e sua chegada ao Brasil dando origem ao Saeb. Além disso, foi estudado o histórico de evolução do Saeb e seu plano amostral para entender o cálculo e a expansão dos resultados com base no plano amostral atual, a fim de identificar limitações desse processo. A partir daí, foi possível propor estratégias para minimizar os efeitos das limitações identificadas tornando o Saeb mais adequado à avaliação educacional em larga escala no Brasil. Como hipótese, assumiu-se que, depois de passar por diversas modificações, o plano amostral do Saeb precisaria ser estudado e avaliado para entender elementos que poderiam ser atualizados nesse modelo. Para tanto, a metodologia adotada é a revisão bibliográfica e documental, seguida de análise de dados coletados pelo Saeb 2017 com uso de simulação para medir eficiência do plano amostral atual por meio de comparação de resultados estimados a partir de Amostragem com os resultados obtidos na aplicação censitária. A comparação entre diferentes metodologias de estimação de variância para o cálculo do tamanho da amostra mostrou que a metodologia adotada atualmente é eficiente e adequada, mas que há espaço para a promoção de melhorias no plano amostral. Também se assumiu que o Saeb, como avaliação em larga escala, apresenta características e limitações intrínsecas a esse modelo de avaliação. O conhecimento desse contexto conduziu à identificação de oportunidades de melhoria no modelo da avaliação e à elaboração de um plano de ação pautado na implementação de mudanças que possibilitem uma evolução do Saeb. Assim, foram propostas ações voltadas para o aperfeiçoamento do plano amostral, para a ampliação do ciclo de coleta de dados visando ao aprofundamento das informações obtidas e para o fornecimento de mais insumos de contextualização dos resultados da avaliação.
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    A presença e a abordagem da Sociologia no Exame Nacional do Ensino Médio a partir das diretrizes e orientações curriculares oficiais para a disciplina
    (2020-07-17) Ribeiro, Flávia Ghignone Braga; Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
    Esta pesquisa se propôs a discutir os sentidos dados para a aprendizagem de língua inglesa por um grupo de estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, paralelamente, delinear que sentidos foram construídos e ressignificados por mim como professora-pesquisadora sobre o ensino de língua inglesa durante o processo de pesquisa. A pesquisa buscou também fazer uma breve análise dos documentos que pautam a Educação de Jovens e Adultos comparando-os com os sentidos construídos pelos estudantes e por mim como professora-pesquisadora. A pesquisa é qualitativa, interpretativista (MOITA LOPES, 1994) em que os materiais empíricos gerados são organizados, interpretados e discutidos por mim, no papel de professora-pesquisadora, integrada ao processo de pesquisa e sala de aula. A ressignificação dos meus sentidos como professora partiu de um exercício de existir e pensar decolonialmente em sala de aula (MIGNOLO, 2014) e culminou na importância da construção de saberes localizados (CANAGARAJAH, 1999; MIGNOLO, 2014; KUMARAVADIVELU, 2001) e na necessidade da relação dialógica (FREIRE, 1987) no ensino. Discuti como possibilidades, no contexto da EJA, o ensino de língua inglesa na perspectiva de translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014) e dos letramentos (BORTONI, 2012; SCHLATTER, 2009; SOARES, 2004). A discussão dos sentidos de aprender inglês dos estudantes apontou para uma busca de qualificação para o trabalho como ponto central para os estudantes trabalhadores assim como questões identitárias construídas em torno da língua inglesa ligadas a questões de poder, inclusão e exclusão social (RAJAGOPALAN, 2003; CANAGARAJAH, 1999). Os participantes demonstraram desejo de participação nas práticas culturais e sociais que envolvem a língua inglesa, assim como de pertencimento às identidades sociais que atribuem aos seus falantes (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2007). Quanto às legislações, traço, em uma análise inicial, pontos em que percebo aproximações e distanciamentos entre legislações da EJA de âmbito nacional e estadual e as perspectivas teóricas que adoto na pesquisa.
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    Dissertação
    Encontros com a EJA: construindo sentidos de aprender e ensinar inglês
    (2020-03-31) Almeida, Débora Torquato de; Mastrella-de-Andrade, Mariana Rosa
    Esta pesquisa se propôs a discutir os sentidos dados para a aprendizagem de língua inglesa por um grupo de estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, paralelamente, delinear que sentidos foram construídos e ressignificados por mim como professora-pesquisadora sobre o ensino de língua inglesa durante o processo de pesquisa. A pesquisa buscou também fazer uma breve análise dos documentos que pautam a Educação de Jovens e Adultos comparando-os com os sentidos construídos pelos estudantes e por mim como professora-pesquisadora. A pesquisa é qualitativa, interpretativista (MOITA LOPES, 1994) em que os materiais empíricos gerados são organizados, interpretados e discutidos por mim, no papel de professora-pesquisadora, integrada ao processo de pesquisa e sala de aula. A ressignificação dos meus sentidos como professora partiu de um exercício de existir e pensar decolonialmente em sala de aula (MIGNOLO, 2014) e culminou na importância da construção de saberes localizados (CANAGARAJAH, 1999; MIGNOLO, 2014; KUMARAVADIVELU, 2001) e na necessidade da relação dialógica (FREIRE, 1987) no ensino. Discuti como possibilidades, no contexto da EJA, o ensino de língua inglesa na perspectiva de translinguagem (GARCÍA; WEI, 2014) e dos letramentos (BORTONI, 2012; SCHLATTER, 2009; SOARES, 2004). A discussão dos sentidos de aprender inglês dos estudantes apontou para uma busca de qualificação para o trabalho como ponto central para os estudantes trabalhadores assim como questões identitárias construídas em torno da língua inglesa ligadas a questões de poder, inclusão e exclusão social (RAJAGOPALAN, 2003; CANAGARAJAH, 1999). Os participantes demonstraram desejo de participação nas práticas culturais e sociais que envolvem a língua inglesa, assim como de pertencimento às identidades sociais que atribuem aos seus falantes (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2007). Quanto às legislações, traço, em uma análise inicial, pontos em que percebo aproximações e distanciamentos entre legislações da EJA de âmbito nacional e estadual e as perspectivas teóricas que adoto na pesquisa.
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    O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos como estratégia de certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio: desafios e potencialidades
    (2020-08-03) Amorim, Cléia de Jesus Macedo; Castro, Maria Cristina Drumond e
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve como foco o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado pelo Inep desde 2002, como instrumento de política pública ao subsidiar as Secretarias Estaduais de Educação no atendimento público em certificação das competências e habilidades básicas de jovens e adultos por meio de exames. A pergunta que norteou a pesquisa foi: quais os desafios e as potencialidades da atual configuração do Encceja como estratégia de certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio no território nacional? Como objetivo geral pretendeu-se analisar os desafios e as potencialidades do formato atual do Encceja Nacional Regular enquanto exame certificador dos ensinos fundamental e médio. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: descrever o Encceja, seu contexto histórico e mudanças significativas; analisar aspectos da sistemática atual da sua realização, do processo de certificação e do perfil dos participantes, identificando desafios e potencialidades do instrumento; e propor ações que se configurem como instrumental de apoio ao Inep no sentido de ampliar as possibilidades do exame. Para atingir tais objetivos, adotou-se a metodologia qualitativa que envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para a construção do histórico e do reconhecimento das principais mudanças que ocorreram nessa política, enquanto a pesquisa documental norteou a análise da configuração atual do Encceja. No contexto das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), as reflexões teóricas fundamentaram-se nos estudos de autores como Almeida (2016), Arroyo (2007), Di Pierro e Haddad (2000; 2015), Ferreira e Rodrigues (2016), Friedrich et al. (2010), Oliveira (2007), Rummert (2007), entre outros. A partir dos desafios e potencialidades identificados para o Encceja, foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações propositivas para a gestão do Inep com vistas a uma maior integração e alinhamento entre os setores do instituto envolvidos na realização do exame, à capacitação contínua de colaboradores, ao monitoramento do processo de certificação e ao fortalecimento da disseminação de informações sobre o exame. Espera-se que essas ações propiciem também reflexões sobre o exame e seus caminhos, contribuindo para o aprimoramento desse instrumento.
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    Propostas de intervenções pedagógicas na prova do ENADE com perspectivas da utilização efetiva dos dados gerados
    (2020-09-17) Sousa, Atair Silva de; Sanábio, Marcos Tanure
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute as intervenções pedagógicas na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo central é propor medidas pedagógicas que possam disponibilizar uma utilização efetiva dos dados gerados na prova deste exame. Partindo-se da revisão bibliográfica realizada, foi possível constatar alguns pontos críticos da prova do ENADE. Após a constatação desses pontos críticos, foi realizada uma pesquisa junto a dois grupos de atores envolvidos diretamente com a construção dessa prova: o primeiro grupo composto por membros de Comissão Assessora de Área (CAA) dos cursos de Direito, Enfermagem e Engenharia Civil da última edição do ENADE, e o segundo grupo, composto por parte dos servidores da Coordenação Geral do ENADE (CGENADE) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Aniso Teixeira (INEP). O propósito era entender pontos, como, por exemplo: estrutura dos itens da prova, tempo de duração da prova e feedback dos resultados da prova aos sujeitos responsáveis pelos cursos avaliados. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa e, como instrumento, entrevistas semiestruturadas, respondidas por esses dois grupos de atores envolvidos diretamente com a prova do ENADE. Os resultados apontaram algumas inconsistências nos processos dessa prova, tais como: o tempo de duração da prova é insuficiente para a realização da prova; estrutura de itens muito longa; tipo de item inadequado para certas áreas de conhecimento; além da forma e do tempo de disponibilização de feedbacks, sendo eles, por vezes, incompletos. Nesse sentido, propostas de intervenções pedagógicas foram apontadas para superar essas questões reveladas pelos resultados obtidos, como, por exemplo: aumento do tempo de duração da prova; elaboração de itens mais objetivos, aumento no número de itens da prova; assim como correções e complementação na forma do feedback.
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    Aprimoramento do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na redação do Enem
    (2020-11-30) Nascimento, Anarcisa de Freitas; Menezes, Marcus Bessa de
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). O objeto da dissertação abrange a análise sobre o atendimento especializado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pergunta orientadora do caso de pesquisa é: como a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Daeb/Inep) pode atuar no aprimoramento do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na redação do Enem? Os objetivos definidos do estudo buscam: descrever como ocorre os atendimentos especializados ofertados pelo Inep aos alunos com NEE, em especial com Transtorno do Espectro Autista; analisar o atendimento dado às demandas por atendimento especializado na redação para alunos com TEA no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e analisar as características linguísticas desse público com base na análise de textos de participantes com TEA no Enem de 2017, a fim de refletir sobre as dificuldades e espaços de melhoria no atendimento e propor um Plano de Ação Educacional que se configure como documento de apoio para o Inep, em especial para a Daeb, atender com qualidade alunos com autismo no tocante aos procedimentos relacionados à redação do Enem. Para averiguar os objetivos, utilizou-se a metodologia qualitativa que englobou a pesquisa bibliográfica, realizada por meio da análise comparativa do atendimento educacional especializado destinado a pessoas com autismo nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra, e por meio da análise documental dos textos de 21 participantes autistas do Enem do ano de 2017, conforme os critérios e as características da escrita desse público. O instrumental de apoio teórico referente ao atendimento especializado e às características de escrita dos alunos com Transtorno do Espectro Autista foi pautado pelos estudos de: Orrú (2012); Santos e Chiote (2016); Srivastana (2016); Baron-Cohen, Leslie e Frith (1985); Junqueira, Martins e Lacerda (2017); Pennington e Delano (2012); Rodrigues e Albano (2015); Roelfs (2019); Barbosa e Andrade (2018); Santos (2016), entre outros. A partir dos objetivos traçados para o aprimoramento do atendimento a alunos com autismo no Enem foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE) com sugestões para as equipes de gestão do Inep de melhoramento dos planos de capacitação de ledores e transcritores do exame para alunos com autismo, de aperfeiçoamento do suporte logístico do exame, com a inclusão do profissional Oral Language Modifier e de recursos de ambiência diferenciados, de aplicação de prova escrita em computador e de inclusão dos recursos linguísticos, em matriz de correção diferenciada para TEA, dos recursos linguísticos inversão pronominal, escrita fonológica, ecolalia e recorte de estruturação textual, características típicas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), verificadas empiricamente na amostra e redações.
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    Dissertação
    Estudos sobre a avaliação in loco dos cursos de graduação na modalidade a distância
    (2020-09-29) Fabrini, Ana Flávia Sacchetto; Amorim, Cassiano Caon
    A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). O presente caso de gestão tem como objeto de estudo a avaliação in loco feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) nos cursos de graduação, com recorte para a modalidade a distância. Analisaram-se os instrumentos avaliativos e seus indicadores, a capacitação dos avaliadores e o processo avaliativo como um todo para compreender se são suficientes para induzir a qualidade da oferta desse tipo de curso de graduação no âmbito nacional. Os objetivos da pesquisa foram: revisar a legislação em que está pautada esse tipo de avaliação; analisar a evolução histórica do instrumento de avaliação utilizado; analisar a evolução histórica da modalidade a distância no país; analisar a capacitação dos avaliadores e o fluxo processual avaliativo, em um panorama geral, com a intenção de propor possíveis aprimoramentos do modelo atual. Percebeu-se a necessidade de aprofundar os estudos da modalidade a distância dado o crescimento acelerado desse tipo de oferta. Os atores envolvidos no caso foram: o INEP, no exercício de sua competência de avaliação in loco dos cursos de graduação; os avaliadores do Banco Nacional de Avaliadores do SINAES (BASIS); e as Instituições de Ensino Superior do país. A mestranda é servidora do INEP, lotada na Diretoria de Avaliação da Educação Superior, especificamente, na Coordenação Geral de Avaliação in loco, fazendo parte da equipe responsável por gerenciar e capacitar o BASIS, bem como revisar e aprimorar os instrumentos de avaliação.